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Qualidade e Certificação

A certificação de uma empresa (organização), qualquer que seja a sua dimensão ou sector de actividade, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação - entidade externa independente (terceira parte) e preferencialmente acreditada no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) - após a realização de uma auditoria, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado.

A implementação de um sistema de gestão e a sua posterior certificação, é uma mais valia para a empresa, ou seja, reconhecimento e satisfação dos clientes e outras partes interessadas, melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento através da melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a melhoria contínua e para a satisfação dos clientes e outras partes interessadas.


Uma abordagem ao desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão compreende diversas etapas, entre as quais as seguintes:

  • Determinação das necessidades e expectativas dos seus clientes e de outras partes interessadas;
  • Estabelecimento da política e objectivos da organização;
  • Definição dos processos e responsabilidades necessárias para atingir os objectivos estabelecidos;
  • Determinação e disponibilização dos recursos necessários para atingir os objectivos estabelecidos;
  • Estabelecimento de métodos para medir a eficácia e eficiência de cada processo;
  • Aplicação destas medidas para determinar a eficácia e eficiência de cada processo;
  • Identificação dos meios de prevenção de não-conformidades e eliminação das suas causas;
  • Estabelecimento e aplicação de um processo para a melhoria contínua do seu sistema de gestão.

A implementação de um sistema e gestão é uma decisão estratégica para a organização e pode ser efectuada utilizando recursos próprios ou recorrendo a um consultor exterior.


A certificação de um sistema de gestão, poderá ser feito de acordo com as seguintes normas aplicáveis:

  • NP EN ISO 9001:2000 – Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos;
  • NP EN ISO 14001:2004 – Sistemas de gestão ambiental. Requisitos;
  • NP 4457: 2007 – Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos do sistema de gestão da IDI;
  • OHSAS 18001:1999 / NP 4397:2001- Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Especificações;
  • NP 4427:2004 – Sistemas de gestão de recursos humanos. Requisitos;
  • NP EN ISO 22000:2005 – Sistemas de gestão da segurança alimentar. Requisitos para qualquer organização que opere na cadeia alimentar;
  • SA 8000 - Sistemas de gestão da responsabilidade social.


Para mais informações, consulte o site do Instituto Português de Qualidade.

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Serviços Disponíveis


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Pode consultar informações sobre o que precisa para realizar o serviço, contactos, horário e locais de atendimento.
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